Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Crise dos 40

 Muitos podem ser os motivos para que esse período seja de reavaliação da vida e das escolhas, e vai depender do curso que toma a vida e de quanto a pessoa está se sentindo realizada ou frustrada com o rumo que sua vida está seguindo. Momentos de reavaliação e redirecionamento são importantes, a maneira de colocar em prática vai depender da personalidade e história de vida de cada um. Muitas vezes as pessoas deixam coisas e situações, relacionamentos mal resolvidos por anos e somente em momento onde sentem-se mais seguras conseguem romper.
Melhor investimento para passar pelas fases da vida com maior tranquilidade sem grande rupturas e traumas para si e para seus relacionamentos é investir em autoconhecimento ( Psicoterapia, Coaching, etc) em se compreender entender seus desejos, sua história, suas escolhas e no decorrer de sua vida buscar ir equilibrando escolhas e mudanças gradualmente sem necessitar deixar sentir-se em seu limite para tomar uma decisão drástica.
Muitas vezes mudanças e rupturas indicam amadurecimento capacidade de se avaliar, porém algumas vezes pode até indicar depressão e outras questões emocionais que devem ser observadas e avaliadas com ajuda de um especialista. Pessoas deprimidas tendem a querer largar tudo de uma vez.