Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Equilíbrio Emocional

 Para conseguir alcançar o desejado equilíbrio emocional o individuo passa por um trabalho intenso, que exige dedicação e força de vontade. Sentimentos negativos precisam ser trabalhados e re-significados, negar sensações ruins pouco ajuda. A maturidade emocional vai propiciar ao individuo, uma atmosfera de equilíbrio, paz interior e sabedoria, e esta busca se dá dia a dia.
A maturidade emocional permite a pessoa se olhar e aceitar-se como sendo fragmentado e imperfeito, porém tendo a dimensão de sua capacidade e qualidade de ultrapassar as barreiras emocionais para que possa alcançar sua maior completude. Não se pode negar o EU o tempo todo, pois ele está ai e se reflete em cada gesto, comportamento e atitudes. Mas, ao se olhar, se perceber e se aceitar imperfeito o homem terá a oportunidade de reorganizar essa “máquina” tão extraordinária que é o seu psiquismo, e integrá-la ao seu corpo.
Sabendo que, os conflitos sempre irão existir e é perfeitamente saudável para a construção íntima do ser humano. É por meio deles que as pessoas terão a oportunidade de crescer, amadurecer e se perceber enquanto parte existente.
O modo como cada pessoa vai conduzir seus relacionamentos refletirá em suma sua maturidade emocional, está que será adquirida à medida que cada pessoa começa a prestar mais atenção em seus sentimentos e emoções, a aprender a se olhar de forma generosa e principalmente, sem medo desse estranho interior. Aprender a reconhecer erros, falhas e a primeira oportunidade que o indivíduo tem para poder acertar, não rivalizando consigo mesmo e sendo seu melhor aliado.
A ausência de equilíbrio emocional leva o ser humano a paralisar diante dos obstáculos ocorridos em sua vida, à pessoa pode se perceber sem força para continuar sua caminhada. É sempre importante estar ciente de sua energia psíquica, saber utilizar-la e lidar com ela.
Essas energias serão fundamentais para que no meio de um problema a pessoa possa saber racionalizar, e partir daí iniciar o processo de reestruturação, uma verdadeira reforma interna que trará resultados externos. Porém ter o conhecimento sobre si é importante e saber utilizá-lo com sabedoria é imprescindível, não se pode deixar tais conhecimentos só acumulados pelas experiências, esquecidos.
Faz parte do equilíbrio emocional, como também da maturidade emocional, saber ouvir, falar e trocar informações.
Todos sabem que cada pessoa encara uma mesma situação, de formas diferentes. É possível perceber que a forma de encarar a vida, além de características de personalidade e a influência do meio em que a pessoa vive, vão mexer com o nível de ansiedade, timidez, ânimo, autoestima, entre outros, podendo gerar ainda estresse e grande preocupação ou indecisão.
Quem não souber lidar com todo este conteúdo de forma adequada, irá sofrer as consequências em um ou mais setores de sua vida – tudo isto pode atrapalhar ou até mesmo derrubar qualquer estudante, profissional, dona de casa ou pessoa aposentada.
Seu equilíbrio emocional se reflete em todos os aspectos de sua vida, mas o que mais podemos perceber é com relação à nossa capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e em obter o máximo de satisfação com o nosso trabalho. Através destes dois aspectos você pode fazer um diagnóstico de como anda o seu equilíbrio emocional.
Pessoas que não sabem lidar emocionalmente, tendem a ser mais solitárias, com baixa autoestima e com tendência a depressão. O que gera uma má qualidade de vida. Estarão sempre se cobrando por coisas que não conseguem fazer. Precisamos para atingir o nosso equilíbrio emocional, procurar entrar em sintonia com as nossas emoções e com as das pessoas que nos cercam. Saber o momento certo de interagir, a fim de evitar conflitos. Agindo dessa forma, estaremos apreendendo a nos educarmos emocionalmente, procurando observar e sentir o momento certo de deixar a nossa emoção agir, respeitando o momento do outro e reagindo quando necessário, de forma adequada, sem se magoar e magoar o outro.
Dicas:
Faça exercícios de respiração e meditação. A pessoa que não acredita que merece receber amor incondicional e acha que suas necessidades não são importantes, além de se tornar cada vez mais desequilibrada emocionalmente, terá sempre a certeza que só mantém o amor em sua vida pelo sofrimento e doação constante. Irá suportar qualquer situação simplesmente para receber um pouco de amor. Tenha sempre a certeza de que a pessoa mais importante neste mundo é VOCÊ! Ame-se, respeite suas necessidades, seus desejos e seus sentimentos. Aprenda a se conhecer!!! Aprenda a se curtir!!! Aprenda a estar em sua companhia!!! Aceite as suas emoções e perceba as “mensagens” que o seu corpo lhe dá. Não só é licito sentir dor, raiva, medo ou tristeza, como é uma boa forma de prevenir o aparecimento de perturbações psicológicas. Se sentir dificuldade em entrar em contacto com as suas emoções e expressá-las apropriadamente não hesite em procurar ajuda de psicoterapia.