Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Saia da sua zona de conforto

 Muitas pessoas não estão satisfeitas com o relacionamento, com o emprego ou até com a própria forma física. No entanto, preferem não fazer nada para modificar, pois sentem medo do que o “novo” pode trazer. Se você está acomodada na sua zona de conforto, está na hora de mudar!
É importante se arriscar em novas oportunidades, pois a vida nos impõe situações nas quais não existe escolha e precisamos, forçosamente, encarar desafios e seguir novos caminhos em nome do crescimento pessoal, carreira, filhos etc. É importante que estejamos sempre exercitando nossa capacidade de arriscar novas formas de viver e ver o mundo. Assim, treinamos o cérebro para o novo e o coração para suportar a insegurança que as mudanças trazem consigo.
Nada muda se nada mudar. Parece redundante, mas é a pura verdade. Sendo assim, se o medo de errar for maior que o desejo da conquista, você não ousa e não erra, mas também não acerta e deixa muitas vezes de alcançar a sua verdadeira felicidade.
O momento certo para buscar novas oportunidades é quando o prazer não existe mais ou quando ele para de crescer. Aí surge a necessidade de novos aprendizados e mudança de postura. Se a pessoa tem aquela sensação de estar parada no tempo, sem motivação e não consegue vislumbrar sucesso no que está fazendo, deve arregaçar as mangas e seguir outro caminho.
Para mudar os primeiros passos a serem tomados são se conhecer melhor e ter uma estrutura emocional fortalecida. Dessa forma a pessoa terá a autoconfiança elevada, entenderá os porquês de sua imobilidade e adquirirá mais coragem e confiança para sair da chamada zona de conforto. “Investir em novos desafios requer segurança em si mesma e preparo para administrar as consequências advindas deste desafio.
Por este motivo, é necessário estar bem estruturado emocionalmente, o que garante o preparo para ousar, arriscar e saltar em direção à satisfação de seus desejos com sucesso. “Na profissão, o momento certo é quando você se sentir segura e ter confiança para lidar da melhor forma possível com as eventuais consequências positivas e ou negativas.
Existe uma diferença entre zona de conforto e uma rotina que estrutura, por exemplo, uma atividade, um trabalho, algo que necessita funcionar bem ao longo do tempo. A zona de conforto tem um sentido ruim porque evidência que a pessoa com receio de mudar ou melhorar algo em sua vida se contenta com algo ruim mediano ou razoável.
O receio ao novo que gera ansiedade e medo impede as pessoas de buscarem novas formas de agir de pensar de fazer. É importante que se busque pequenas mudanças de aprimoramento pois além de trazer crescimento produz no cérebro desenvolvimento e uma placidamente de não evitar coisas novas ao longo do tempo.
Ficar na zona de conforto pode impedir progressos crescimentos pessoais e profissionais, interferir na autoestima, nos relacionamentos com baixa valorização do seu grupo social.
Pessoas inseguras, com medo de investir em si nos seus projetos pessoais e profissionais, com justificativas para os insucessos ou para não tentar algo novo e diferente são alguns sinais.
Busque criar pequenas metas de mudanças (curto prazo), comemore resultados e vá buscando alcançar pequenos passos. Isso traz progressivamente um ” hábito ” de mudar inovar e seu cérebro não emitirá com tempo resistência a mudar.